Fé Bahá`í

A Fé Bahá`í foi fundada por Bahá´u´lláh, na antiga Pérsia em 1844. Apesar de ser uma fé mundial com suas próprias leis e escrituras sagradas, não possui dogmas, rituais, clero ou sacerdócio.
    A despeito de constantes conflitos que há séculos envolvem as religiões, os bahá`is se apóiam nos próprios ensinamentos  dessas religiões para enfatizar que todas as religiões, ao contrário, ensinam o amor e a unidade – sendo a intolerância e o fanatismo a origem de tais conflitos.
    * Ó vós que habitas a terra! A religião de Deus visa o amor e a união; não a torneis causa de inimizade e conflito... Nutrimos a esperança de que o povo de Bahá possa ser guiado pelas palavras abençoadas; “Vede! Todas as coisas são de Deus!” Esta excelsa afirmação é como água para extinguir o fogo do ódio e da inimizade latente dentro dos corações dos homens. Ele, deveras, diz a verdade e mostra o caminho. Ele é o Todo-Poderoso, o Excelso, o Benévolo. (Epístolas de Bahá`u`lláh.)
      Os templos Bahá`is têm todos nove entradas, pela simbologia da estrela e de que o número nove é o maior dígito, o número da perfeição.
      Assim conhecidas como Casas de Adoração pelos bahá`is, esses templos são construídos unicamente para a realização de orações. Não havendo nenhuma espécie de culto, é permitida a livre entrada de pessoas de todas as religiões. Lá, cada indivíduo é incentivado a recitar as palavras reveladas por Deus, sejam estas palavras de Krishna, Moisés, Zoroastro, Buda, Cristo, Maomé, Bab ou Bahá`u`lláh.
     

      Um dos templos mais conhecidos e visitados é o templo da Índia em Nova Delhi, sua arquitetura simboliza uma flor de lotos.
      Os templos Bahá`is simbolizam a unidade de Deus, Unidade de todos os seus profetas Unidade da Humanidade.
      A Casa Universal de Justiça em Haifa é a sede do corpo administrativo da Comunidade Internacional Bahá`í.
    


Bibliografia


      Fé Bahá`í – Wilkipédia, a enciclopédia livre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário